Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Angelonia alternifolia V.C.Souza CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-09-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Angelonia alternifolia é uma espécie herbácea, ocorrente nos Estados do Tocantins e de Goiás. Habita áreas de Cerrado, ambiente que tem sofrido profundas transformações pela ocupação de áreas agrícolas e consequente degradação do solo pela introdução de espécies exóticas e expansão da pecuária. A. alternifolia tem somente um registro no Tocantins, dessa forma considera-se que esteja submetida a uma situação de ameaça; além disso, sua AOO tem menos que 10 km². Devido à sua pequena distribuição, ao contínuo declínio na qualidade de seu hábitat e ao fato de estar sujeita a uma situação de ameaça, A. alternifolia foi considerada "Criticamente em perigo" (CR). Sugerem-se maiores esforços de coleta para espécie e estudos populacionais, que poderão futuramente levá-la a uma nova avaliação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Angelonia alternifolia V.C.Souza;

Família: Plantaginaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Bradea 8(7): 37 (1997).

Distribuição

Ocorre nos Estados do Tocantins e Goiás (Souza, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, terrícolas(Souza, 2012).

Ameaças

1.1.4 Livestock
Severidade very high
Detalhes O amplo uso degramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial àbiodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dosecossistemas. Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmentelimpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogongayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf eMelinis minutiflora Beauv. (molassa ou capim-gordura). Metade das pastagensplantadas (cerca de 250.000 km² - uma área equivalente ao Estado de São Paulo)está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzidacobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Aespécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Criticamente em perigo" (CR) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

Referências

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SOUZA, V.C. Angelonia alternifolia in Plantaginaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB102266>.

- KLINK, C.A.; MACHADO, R.B. A conservação do Cerrado brasileiro., Megadiversidade, p.147-155, 2005.

Como citar

CNCFlora. Angelonia alternifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Angelonia alternifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/09/2012 - 18:37:58